Notícias

Governo Lula atinge 52% de aprovação no primeiro mês de gestão

Governo Lula atinge 52% de aprovação no primeiro mês de gestão

access_time 2 anos ago

Pesquisa PoderData revela cenário similar ao verificado na última eleição presidencial, com melhor avaliação do petista entre mulheres, população da região nordeste e famílias com renda de até dois salários mínimos

Primeiro mês de mandato de Lula tem aprovação ligeiramente positiva | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Aline Rodrigues

Passado um mês desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reassumiu o posto mais alto do país, a gestão atingiu aprovação de 52% entre a população brasileira. É o que aponta a pesquisa realizada pelo PoderData, entre os dias 29 e 31 de janeiro de 2023. O cenário é similar ao verificado nas últimas eleições, quando o petista conquistou 50,9% dos votos válidos no 2º turno. Segundo o levantamento, 39% das pessoas reprovaram a governo Lula e outros 9% não souberam responder.

O centro-oeste teve a pior avaliação entre as cinco regiões do país, com 50% desaprovando o governo.

A aprovação mais alta da gestão petista ainda é feita pelas mulheres (52%), pela população da região nordeste (55%), por famílias com renda de até dois salários mínimos (53%), além de pessoas que cursaram até o ensino fundamental (62%). Considerando as faixas etárias, o governo foi melhor avaliado entre os jovens de até 24 anos (60%) e idosos (62%).

Quando se trata de religião, a gestão de Lula foi rejeitada por dois a cada três evangélicos, com 31% de taxa de aprovação no segmento e 62% de desaprovação. Os números se invertem entre os católicos: 62% avaliam a gestão de forma positiva e 31% a consideram negativa.

Para 43% dos entrevistados, o presidente tem tido um desempenho ‘bom/ótimo’. Outros 35% avaliam a gestão como ‘ruim/péssima’ e 14% consideram o petista ‘regular’.

Os dados da pesquisa mostram a polarização política ainda presente entre a população, com as melhores avaliações entre o eleitorado que elegeu o petista. Os números persistem mesmo após a ampla divulgação dos atos orquestrados por manifestantes de extrema direita e que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

Sobre a pesquisa

A pesquisa do PoderData foi realizada por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Ao todo, foram entrevistadas 2.500 pessoas de 288 municípios, nos 27 estados brasileiros. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Compartilhe essa notícia

Comentários