Notícias



Guerra eleitoral no Sudeste/Catalão: Jamil X Gustavo pra estadual e Nelto X Renato pra federal
José Nelto e Jamil Calil são os mais fortes para deputado federal e estadual. Gustavo Sebba é consistente para estadual. Renato Ribeiro pode ser candidato a deputado estadual ou federal

Jamil Calife, José Nelto e Gustavo Sebba: candidatos fortes como representantes do Sudeste | Fotos: Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados
Apontada como “capital” do Sudeste de Goiás, pelo PIB e pela população, Catalão agrega as demais cidades da região. Tanto que, de todos os municípios, é o único que tem dois deputados estaduais, Jamil Calife, do pP, e Gustavo Sebba, do PSDB. Além de um secretário de Estado, o de Infraestrutura, o ex-prefeito Adib Elias, do MDB.
Os políticos do Sudeste estão se movimentando tendo em vista a proximidade da disputa eleitoral de 2026 — que ocorrerá daqui a um ano e cinco meses.
Para deputado estadual, há pelo menos dois nomes fortes: Jamil Calife e Gustavo Sebba.
Jamil Calife conta com o apoio do prefeito Velomar Rios, do MDB, e de Adib Elias. Ou seja, é bancado pelas duas maiores figuras políticas da cidade — ambos populares.

Filho de Jardel Sebba, Gustavo Sebba foi eleito e reeleito deputado estadual. A estrutura familiar está enraizada no Sudeste. Além de contar com uma estrutura financeira adequada.
A incógnita é o produtor rural Renato Ribeiro, do PL, que, embora não tenha sido eleito, obteve boa votação para prefeito em 2024. O empresário pode ser candidato tanto a deputado federal quanto a estadual.
Na verdade, o projeto número de Renato Ribeiro é disputar a Prefeitura de Catalão em 2028.
Chegou-se a comentar que Adib Elias seria candidato a deputado estadual. Não será. Ele e Adriete Elias vão apoiar Jamil Calife. O parlamentar também poderá acabar obtendo o apoio de Luiz Sampaio, que era (ou é) cotado para disputar mandato de deputado estadual.
Genro de Adib Elias, Pedro “Gravata” Coelho teve o nome colocado no palco. Mas um adibista é peremptório: “Gravata não será candidato. Adib e Adriete fecharam com Jamil”.
O vereador Rodrigão Carvelo, popular em Catalão, teria desistido da disputa para deputado estadual para apoiar Jamil Calife.
Há também os candidatos que, mesmo sendo de outras cidades, têm votos no Sudeste. Um deles é o deputado estadual Henrique César, do Podemos, que será candidato à reeleição. O parlamentar pôs um pé em Ouvidor, onde moram familiares. O prefeito do município, Cebinha Nascimento, o apoia.
Maria Moura, do PT, não declarou que será candidata. Mas há a possibilidade, até para reforçar o quociente eleitoral do partido, que dispute mandato ou apoie outro postulante.
Nomes para deputado federal

O deputado federal José Nelto, do União Brasil, será candidato à reeleição com o apoio do prefeito Velomar Rios, do secretário Adib Elias e do deputado Jamil Calife. Ou seja, terá um exército — popularíssimo, isto é, bom de voto — à disposição. Há quem postule que, se brincar, sua votação pode dobrar na cidade.
Em 2022, com Adib Elias como seu general eleitoral, José Nelto obteve 9088 votos em Catalão. Uma das votações mais expressivas do deputado.
Resta saber se Renato Ribeiro vai disputar mandato de deputado federal. Porque, se for, mesmo com menor estrutura política — mas não financeira —, poderá retirar votos de José Nelto. Recentemente, o produtor rural esteve com o secretário Adib Elias. Mas não conversaram sobre aliança política em termos de Parlamento. Porém, em termos majoritários, a possibilidade de o PL apoiar Daniel Vilela para governador é cada vez mais alta.

Se candidato a deputado federal, Major Vitor Hugo, do PL, também colocará um pé em Catalão, o que poderá atrapalhar, ao menos em parte, o projeto eleitoral de Renato Ribeiro. Resta saber se podem fazer uma dobradinha: Vitor Hugo para federal e Ribeiro para estadual. Há a possibilidade de o ex-deputado federal ser candidato a senador na chapa de Daniel Vilela e Gracinha Caiado (irá ao Senado).
Outro problema para José Nelto e Renato Ribeiro é que, por intermédio de Gustavo Sebba, o deputado estadual Bruno Peixoto também está colocando o pé no Sudeste, notadamente em Catalão. O presidente da Assembleia Legislativa, que planeja disputar mandato de deputado federal, é apontado como um dos possíveis campeões de voto para a disputa de 2026.
O PT de Catalão deve apoiar Delúbio Soares para deputado federal. Assim como a professora Maria Moura, o petista trabalhou, durante anos, como professor no Lyceu de Goiânia. O deputado federal Rubens Otoni, a maior estrela do PT em Goiás, ao lado da deputada federal Adriana Accorsi, conquistou 1817 votos em Catalão em 2022. Professor Edward Madureira, igualmente do PT, recebeu 1558 votos na cidade.
O deputado Ismael Alexandrino montou um grupo político no Sudeste, principalmente em Catalão. Nesta cidade, obteve 1368 votos, na disputa de 2022.
Fonte: Redação J. Opção