Notícias

José Eliton recebe homenagens em Santa Cruz de Goiás e destaca “relevo histórico” do município

José Eliton recebe homenagens em Santa Cruz de Goiás e destaca “relevo histórico” do município

access_time 7 anos ago

Vice-governador participa da transferência dos três poderes para a cidade e firma parcerias do Goiás na Frente com a prefeitura para repasse de recursos diretos destinados a obras de infraestrutura. No dia em que celebra 45 anos, foi agraciado com Título Honorífico de Cidadão Santa Cruzano e medalha do mérito concedida pela Associação Goiana dos Municípios

O vice-governador José Eliton esteve na manhã de domingo (27/08) em Santa Cruz de Goiás, que comemora 288 anos de surgimento. Pela primeira vez, o município tornou-se sede dos três poderes estaduais, com a transferência oficial da capital. “A cidade tem um papel importante, de relevo histórico, que guarda a nossa goianidade, a fé, a esperança e a tradição do nosso estado”, disse ele.

Na cerimônia, José Eliton foi agraciado com o Título Honorífico de Cidadão Santa Cruzano, proposto pelo prefeito Mateus Félix e aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal. A honraria foi entregue ao vice-governador pelo vereador Valdeir Bonfim. O vice-governador recebeu, também, a medalha do mérito concedida pela Associação Goiana dos Municípios. Pelo aniversário de 45 anos, o vice-governador foi alvo de inúmeras homenagens no decorrer de todo o evento.

Santa Cruz foi um dos primeiros povoados da então Província e celebra aniversário, recebendo benefícios do Goiás na Frente. Em cerimônia na Praça Central, José Eliton, ao lado do governador Marconi Perillo, assinou convênio com o prefeito Mateus Félix Lopes no valor de R$ 1 milhão para obras de pavimentação asfáltica e recapeamento das ruas da cidade. Os recursos serão usados também na reforma e ampliação do posto de saúde e iluminação de dois campos de futebol.

Durante a instalação, o governador Marconi Perillo anunciou o envio de mensagem à Assembleia Legislativa para tornar a transferência anual, sempre na data do aniversário, de forma permanente. A cidade já foi capital do estado por cerca de 30 anos, de 1839, quando houve a enchente que destruiu a parte baixa de Vila Boa, até 1870.

“O dia de hoje é muito importante pois significa a celebração do aniversário, mas significa também a guarda da memória e da história de Santa Cruz”, destacou o vice-governador.

José Eliton avaliou como acertada a decisão do governador em propor em caráter definitivo a transferência da capital para Santa Cruz. “Ele tem buscado, sempre, destacar as tradições desta cidade”, afirmou o vice-governador.

O município recebeu, ainda, neste domingo, uma estrutura simplificada do programa Governo Junto de Você, com vários serviços, como expedição de documentos e corte de cabelo, por meio da Secretaria Cidadã, que instalou 6 tendas na praça central, para atendimento das 8h às 17 horas.

Participaram do evento, na Praça Central de Santa Cruz, entre outras autoridades, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, o deputado federal Alexandre Baldy, o deputado estadual Lincoln Tejota, que representou o presidente da Assembleia José Vitti, e os deputados Charles Bento, Manuel de Oliveira e Gustavo Sebba. Prefeitos de mais de 30 municípios prestigiaram a instalação da capital em Santa Cruz e foram agraciados com a Ordem do Mérito Anhanguera.

Compartilhe essa notícia

Comentários