Notícias

Leonardo Vilela assume presidência do Conass

Leonardo Vilela assume presidência do Conass

access_time 7 anos ago

Uma das maiores instâncias colegiadas em Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), recebe, nessa terça-feira, 24.04, como novo presidente, o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela. Ele substituirá, pelo mandato de um ano, o Secretário de Estado da Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto.

Leonardo foi eleito por aclamação pelos membros do Conass, que é formado pelos secretários de Estado da Saúde dos 26 Estados e do Distrito Federal. O Conass é uma entidade que tem como missão promover a articulação e a representação política da gestão estadual do SUS, para proporcionar apoio técnico às Secretarias Estaduais de Saúde.

De acordo com o ex-presidente do Conselho, Michele Caputo, a experiência política e técnica de Leonardo Vilela o levou a ser eleito, presidente do (Conass), no último dia 23 de março. “É mais um desafio a empreendermos nacionalmente. Temos a questão do financiamento do SUS que precisa ser revista, da manutenção do Sistema que depende, ainda, de muitos ajustes e da Judicialização da Saúde, na qual é preciso ter um olhar cuidadoso para avaliar com bom senso os gastos em Saúde com processos judiciais”, explicitou Leonardo.

Para Michele Caputo, que indicou o nome de Leonardo à presidência, o secretário goiano tem inegável competência técnica e tem acompanhado de perto, com serenidade, pelo Conass, discussões duras e importantes para o SUS. “Conversei com vários colegas antes dessa indicação e eles reforçaram que ela era unânime e muito acertada”, disse.

Além da vasta experiência na gestão da Saúde em Goiás, Leonardo esteve à frente das pastas da agricultura, infraestrutura e meio ambiente. De acordo com os membros que o elegeram,  Leonardo foi eleito pela capacidade de gestão, de articulação política e da sensibilidade com que trata às questões que atingem diretamente a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade do colegiado e o alto grau de consenso com o qual os gestores estaduais trabalham, também foram ressaltados nas falas dos secretários. Nesse ponto, eles expuseram a necessidade do Conass fortalecer sua atuação política, especialmente junto ao Congresso Nacional.

Leonardo também é reconhecimento, nacionalmente, pelo trabalho executado em Goiás, frente à pasta, realizando uma gestão eficiente e inovadora em Saúde Pública. Tendo como marca, a transparência na direção da Secretaria que tem efetivado a qualificação e a descentralização dos serviços de saúde para os goianos.

Entre os programas de governo que se destacam como referência nacional estão a gestão por modelo de organizações sociais; a condução do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS – Zilda Arns Neumann (que, por meio de tecnologia de ponta,  monitora mais de 200 indicadores de Saúde);   e o combate ostensivo ao  mosquito Aedes aegypti a partir de uma operação de campo em parceria com a Defesa Civil, monitorada com sistema de georreferenciamento.

Desde 2015 frente à SES-GO, Leonardo Vilela tem desenvolvido um programa de obras que resultou na estrega do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), e na conclusão e entrega de dois Centros de Referência e Excelência em Dependência Química, localizados em Aparecida de Goiânia e Goianésia, e uma Unidade de Saúde Especializada (USE), também em Goianésia.

A SES-GO conclui, ainda este ano, outros dois hospitais de grande porte, localizados em Uruaçu e Águas Lindas de Goiás, duas Unidades Especializadas, em Quirinópolis e na cidade de Goiás, e dois Credeqs, em Morrinhos e Caldas Novas.

“Isso demonstra que temos sido assertivos na construção de um SUS de excelência. Padrão de referência, inclusive, para os serviços privados de saúde. Nossa expectativa é que os serviços nas outras esferas governamentais, como as municipais e a federal, sigam esse mesmo caminho”, avalia Leonardo.

Currículo – Leonardo Vilela é médico pediatra, já foi secretário de Estado em quatro pastas anteriores, deputado federal em três mandatos e membro de conselhos de empresas estatais do governo de Goiás.

 

Saiba Mais:

Conheça a nova diretoria do Conass para Gestão 2018/2019

 

Presidente

Leonardo Moura Vilela – SES/GO

Vice-presidentes

Região Centro Oeste: Humberto Lucena Pereira Fonseca – SES/DF

Região Nordeste: Carlos Eduardo de Oliveira Lula – SES/MA

Região Norte: Vitor Manoel Jesus Mateus – SES/PA

Região Sudeste: Ricardo de Oliveira – SES/ES

Região Sul: Acélio Casagrande – SES/SC

 

Comissão Fiscal – Titulares

George Antunes de Oliveira – SES/RN

Henrique Jorge Javi de Sousa – SES/CE

Marcos Esner Musafir – SES/TO

 

Comissão Fiscal – Suplentes

Christian Reis Teixeira – SES/AL

Cláudia Luciana de Sousa Mascena Veras – SES/PB

José Iran Costa Júnior – SES/PE

  

Representante do CONASS na Agência Nacional de Saúde Suplementar

Francisco Deodato Guimarães (titular)

René Santos – CONASS (suplente)

 

Representantes do CONASS no Conselho Consultivo da ANVISA

Fábio Vilas Boas – SES/BA (titular)

Viviane Rocha de Luiz – CONASS (suplente)

Fonte: Comunicação Setorial da Secretaria da Saúde do Estado de Goiás

Compartilhe essa notícia

Comentários