Notícias

Marconi recebe embaixadores e estreita relação comercial com 17 países

Marconi recebe embaixadores e estreita relação comercial com 17 países

access_time 7 anos ago

O’Dwyer, Isanulfo e Raquel Teixeira acompanham

Por: Adriana Marinelli

 Acompanhado da primeira-dama Valéria Perillo, o governador Marconi Perillo recebeu nesta segunda-feira (5/6) embaixadores de nações da América Latina, da União Europeia, da Ásia e da Oceania, em sua residência oficial, em Pirenópolis. Superintendente Executivo de Comércio Exterior, William O’Dwyer; o secretário de Assuntos Internacionais, Isanulfo Cordeiro; a secretária da Seduce, Raquel Teixeira; a superintendente da Caixa Econômica Federal, Marise Fernandes, entre outras autoridades, acompanharam o governador no encontro, que serviu para estreitar laços do Governo de Goiás com 17 países.

Na ocasião, Marconi reafirmou aos embaixadores (lista abaixo) que o Governo de Goiás realiza várias missões e mantém o diálogo com diversos países e embaixadas, “sempre apresentando as potencialidades do Estado e buscando novos investimentos”.
Em entrevista, o governador explicou a importância da Ásia para o comércio goiano e anunciou missão internacional para 2018. “A Ásia é um grande importador dos nosso produtos. Estou feliz porque quando Goiás convida os embaixadores eles vêm”, disse. “Hoje tive o prazer de receber 17 embaixadores aqui em Pirenópolis. Hoje nos temos uma relação comercial com mais de 160 países, isso é fruto do dinamismo da nossa economia”, acrescentou o governador.
Segundo Marconi, a boa relação com o comércio exterior ajudou a alavancar a economia goiana. “Em 1999 o PIB de Goiás somava R$ 17 bilhões, em 2017 vai ultrapassar R$ 200 bilhões de reais. Ao longo desse tempo mais de 1 milhão de empregos foram gerados. Isso significa prosperidade”, completou.
Embaixadores
Foram recebidos pelo governador o embaixador do Chile, Jaime Gazmuri Mujica e a embaixatriz Paulina Elissetche Hurtado; da Colômbia, Alejandro Borda Roja e Ellie Anne Duque; da Croâcia, Zeljko Vukosav e Nina Sliskovic Vukosav; delegação da União Europeia com o embaixador João Titternigton Gomes Cravinho  e Jessica Hallett; de El Salvador, Diana Marcela Vanegas Hernandez acompanhada da ministra Conselheira Marcela Renderos e conselheiro Abelino Argueta; da Eslovênia, Alain Brian Bergant; das Filipinas, o cônsul geral Ariz Severino Convalecer e Jéssica Soares Araújo (intérprete); do Líbano, Joseph Sayah e Sanna Debs Tabbara Sayah; de Myanmar, Thiri Pyanchi U Tun Nay Linn e o segundo secretário Thway Thaut Htet Khaung; da Nicarágua, Lorena del Carmen Martínez e Marvín Ortega; da Nova Zelândia, Caroline Peta Bilkey e a assessora política Jaqueline Gil; do Panamá, Edwin Emilio Vergara e Igle Samara da Silva; do Paraguai, Manuel María Cáceres Cardozo e Ana María Sisa Cáceres; da República Democrática do Congo, Symphorien Mutombo Nsenda acompanhado do primeiro secretário Kande Kandy Tshibanda e o conselheiro Joseph Maloba Mutombo Kadia; da Rússia, Sergey Akopov e Lioubov Akopova; de Singapura, a ministra-conselheira Siew Fei Chin; do Vietnã, Do Ba Khoa e Nguyen Thi Thu Van acompanhados do secretário Nguyen Viet Dung.
Compartilhe essa notícia

Comentários