Notícias

Nos 50 anos do Serra Dourada, Bruno Peixoto homenageia Leonino Caiado, idealizador do estádio

Nos 50 anos do Serra Dourada, Bruno Peixoto homenageia Leonino Caiado, idealizador do estádio

access_time 4 semanas ago

Ex-governador de Goiás foi agraciado com o Certificado do Mérito Legislativo

Foto: Divulgação

O Estádio Serra Dourada completou 50 anos nesta segunda-feira, 10, em meio às comemorações que marcaram também o início de um novo ciclo para o principal palco do futebol goiano. Durante a solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), homenageou o ex-governador Leonino Caiado, idealizador do estádio, com o Certificado do Mérito Legislativo, em reconhecimento à sua contribuição ao esporte e à cultura do estado.

“O Serra Dourada faz parte da memória de todos os goianos. Hoje, reconhecemos a importância de quem colocou Goiás na rota dos grandes eventos e contribuiu diretamente para o fortalecimento do nosso esporte”, afirmou Bruno Peixoto.

O evento contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, do vice-governador Daniel Vilela e de outras autoridades. Caiado destacou a relevância da homenagem e o legado do estádio. “Esse gesto emocionou muito o Leonino. O Serra Dourada é uma referência nacional e tem papel importante na história de Goiás”, disse.

Complexo multiuso

Além da celebração, foi reforçado o novo projeto para o estádio, que será transformado em um complexo multiuso por meio de concessão pública. A empresa Construcap venceu o leilão realizado em 4 de fevereiro, com proposta de outorga fixa de R$ 10 milhões e investimentos obrigatórios de, no mínimo, R$ 215 milhões. A concessão será válida por 35 anos.

Com experiência na gestão de grandes arenas, como o Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG), a empresa assumirá a administração do Serra Dourada no segundo semestre deste ano. O espaço será adaptado para sediar jogos, eventos esportivos, shows, feiras e atividades culturais e corporativas.

Construído em 1975, na gestão do então governador Leonino Di Ramos Caiado, o Estádio Serra Dourada colocou o estado de Goiás em posição de destaque no cenário esportivo nacional, com uma construção moderna e robusta, símbolo da grandeza do estado.

Em 50 anos, o gramado mais famoso de Goiás recebeu jogos memoráveis de times goianos em diversas competições locais, nacionais e internacionais. Além disso, foi uma das sedes da Copa América de 1989 e recebeu diversos jogos da seleção brasileira em sua trajetória.

Com capacidade para mais de 50 mil pessoas, passa agora a integrar um novo modelo de gestão, com foco na modernização e na ampliação de sua utilização como equipamento estratégico para o estado.