Notícias

Número de casos da variante delta em Goiás cresce 82% em uma semana

Número de casos da variante delta em Goiás cresce 82% em uma semana

access_time 3 anos ago

Théo Mariano
 Os casos identificados da variante Delta em Goiás subiram, no intervalo de uma semana, de 228 para 416, um aumento de 82%. Os dados são de boletins divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), respectivamente, nos dias 29 de setembro e 6 de outubro. A pasta aponta que a variante foi encontrada em 22 municípios. Apesar da alta no casos da cepa indiana do novo coronavírus, o relatório da Saúde estadual mostra predominância de casos da variante Gamma (P.1) – identificada em um total de 1.990 amostras, coletadas em 89 municípios.
Segundo o relatório do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs-GO/GVEDT/Suvisa), é recomendado que municípios promovam a coleta de testes RT-PCR em “tempo oportuno” e enviem suas amostras para o Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) com o objetivo de facilitar o sequenciamento genômico do vírus no Estado.
O documento também aponta a necessidade de investigação epidemiológica dos casos nos quais foi identificada a variante Delta. “A vigilância deve incluir resultado laboratorial ao paciente, buscando caracterizar o histórico de viagem, vacinação, quadro clínico, a gravidade e o desfecho”, diz o relatório. Há também a necessidade de buscar casos secundários, para descobrir se há transmissão comunitária da variante.
Confira a íntegra do relatório aqui.
Compartilhe essa notícia

Comentários