Notícias
Pedal por um trânsito mais consciente reúne centenas de ciclistas em Caldas Novas
Passeio chama a atenção da sociedade para necessidade de respeito ao ciclista e compartilhamento seguro das vias
A bicicleta é um dos mais promissores meios de transporte. Além de limpo, é saudável para o ciclista, para o trânsito e o meio ambiente. Essas são apenas algumas das vantagens da bike, que foram divulgadas aos moradores e turistas em Caldas Novas no último domingo (16), quando cerca de mil ciclistas participaram do Pedal por um trânsito mais consciente, promovido pelo Detran-GO em parceria com a Record Goiás.
O passeio ciclístico teve como ponto de largada a Praça do Corretor e percorreu aproximadamente 14 quilômetros. Durante o trajeto, um trio elétrico foi divulgando mensagens sobre trânsito seguro como os riscos da combinação de álcool e direção, a importância do respeito ao ciclistas e do uso de equipamentos de segurança. Na chegada, foram realizados sorteios de brindes e seis bikes.
O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que os veículos motorizados devem manter uma distância de 1,5 metros ao ultrapassar uma bicicleta. O espaço é necessário para garantir a segurança. Também destaca que os ciclistas devem transitar no mesmo sentido da via, sempre do lado direito, obedecendo a sinalização, inclusive, sinal de “Pare” e semáforos. Já nas rodovias, têm de circular no sentido contrário, pelo acostamento. Ciclistas devem usar capacete, luva, joelheira, cotoveleira e vestimentas que garantam sua visibilidade.
Balada Responsável educativa
Para ir preparando os moradores e turistas para entrar no clima de um trânsito mais consciente, três dias antes do passeio, na quinta-feira (13), uma equipe de educadores de trânsito do Detran-GO desembarcou na capital das águas termais. Até o dia do evento, foram realizadas ações e blitzes educativas no município dentro da campanha Férias com segurança.
Os educadores abordaram condutores, especialmente, turistas para reforçar a obrigatoriedade do o uso do farol aceso nas rodovias durante o dia. Deixar de cumprir a Lei do Farol é infração média, gera multa e prenotação de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Os motoristas também foram alertados para a importância do uso do cinto, do transporte seguro de crianças e, principalmente, para proteger vidas, não misturando álcool e direção.
Fonte: Ascom Detran