Notícias
Prefeitura de Anhanguera e parceiros realizam 19° edição da despoluição do Rio Paranaíba
Cerca de mil voluntários recolheram toneladas de matérias. Ação acontece há 19 anos no Rio Paranaíba, na divisa entre Goiás e MG.
De acordo com os voluntários, a maioria dos objetos é jogada por pescadores e ribeirinhos. O grupo encontrou de tudo no rio, de garrafas pet a eletrodomésticos, como geladeira e fogão.
A quantidade de lixo surpreendeu os voluntários. “Se todo mundo colaborasse, fizesse a sua parte, talvez o mundo seria melhor”, declarou Adelaine Meira da Costa, Secretária Municipal de Meio Ambiente de Anhanguera-GO. O material recolhido foi encaminhado para uma cooperativa de reciclagem.
O vice-prefeito de Anhanguera, Flávio Pereira, apoiou a ação desenvolvida pelos municípios de Anhanguera e a cidade mineira de Araguari que teve por objetivo limpar e preservar as margens do Rio Paranaíba. A iniciativa já é uma tradição local, sendo realizada há dezenove anos. “Não podemos nos omitir. O Rio Paranaíba é maravilhoso. Precisamos salvá-lo. Parabéns aos parceiros pelo Projeto desenvolvido já há anos”, destacou Flávio.
Enquanto os adultos tentavam diminuir a poluição do rio, crianças ficavam nas margens observando a ação deles e aprendendo a preservar o meio ambiente. “Não pode jogar o lixo na água pra não matar os peixinhos e também não pode arrancar as plantas”, ensina o estudante de geografia Ciro Santos.
A limpeza do Rio Paranaíba, na divisa entre Goiás e Minas Gerais, acontece há 19 anos. O trabalho é uma parceria entre as cidades goianas Anhanguera e o município mineiro de Araguari.
De acordo com Adelaine Meira da Costa, a ação contou com apoio de pescadores e voluntários de toda a região de Araguari e Anhanguera. Foi servido um café da manhã no início da atividade, antes do abastecimento dos barcos, e depois da despoluição, foi servido um almoço regado da famosa caipirinha de Limão Taiti no Complexo Turístico “Levison da Silva”, onde as canoas ancoraram e a assim foi colocando o lixo coletado as margens dos rios nos caminhões”, ressalta a gestora de Meio Ambiente de Anhanguera.
O evento contou com a participação da Adelaine Meira da Costa, secretária municipal de Meio Ambiente de Anhanguera-GO, Karla Carvalho Fernandes Curtis – secretária de Meio Ambiente de Araguari – MG, Colônia de Pescadores Quinca Mariano, CIMOSU – Consórcio Intermunicipal do Sudeste Goiano, Superintendente da SAE de Araguari, Corpo de Bombeiros de Catalão – Ten Giovani, Batalhão Ambiental de Araguari – MG, Corpo de Bombeiro Civil de Araguari – MG