Notícias

Presidente da Câmara de Catalão faz balanço da gestão 2019 e se lança pré-candidato a prefeito

Presidente da Câmara de Catalão faz balanço da gestão 2019 e se lança pré-candidato a prefeito

access_time 4 anos ago

O atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Catalão – Helson Barbosa de Souza – popular Caçula (MDB), conta como administrou o Poder Legislativo do município e destaca as principais ações da Casa de Leis, em 2019. Bem como, na oportunidade se lança como pré-candidato a prefeito nas eleições de 2020.

JUA – Quais as atribuições do Presidente?

Quero antes de tudo agradecer a todos os servidores do Poder Legislativo que foram fundamentais na condução dos trabalhos da Mesa Diretora nesse ano de 2019.

Inicialmente cumpre-me dizer que mesmo estando na presidência da Câmara Municipal, o Presidente continua tendo as mesmas atribuições dos demais integrantes do Parlamento Municipal, que dentre outras, tem a obrigação de legislar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, bem como os atos do prefeito municipal e de toda a sua equipe.

 

JUA – Quais as dificuldades e benefícios de ser o presidente do Legislativo?

 Antes de responder, quero agradecer aos meus pares que formam comigo a atual Mesa Diretora, que sempre me apoiaram em todas as decisões que tivemos que tomar.

O homem público, ao escolher a carreira política precisa estar realmente preparado para enfrentar desafios e como sempre falo, tem que ter acima de tudo coragem, senão logo no primeiro obstáculo ele joga a toalha. Eu, sinceramente, não vejo dificuldades em exercer a função de presidente. É bem verdade que o Parlamento Municipal é o palco das discussões de projetos e ideias que vão influenciar de alguma forma a vida dos cidadãos e em razão disso, muitas vezes, os ânimos se acirram além dos limites e compete ao presidente buscar o diálogo e o entendimento dos pares. Por outro lado, quando se fala em benefícios posso te afirmar categoricamente que o aprendizado, a renúncia e a certeza do dever cumprido são os nossos únicos e grandes benefícios.

 

JUA – Como avalia a atual Câmara de Vereadores, que mescla vereadores com mais experiência e vereadores que assumiram seu primeiro mandato?

É! Hoje temos realmente uma Câmara mesclada por vereadores com vários mandatos, e ainda vereadores como eu, cumprindo seu primeiro mandato. Embora haja essa mescla eu vejo que no campo do desempenho do mandato haja um grande equilíbrio, talvez até em razão de que atualmente os vereadores se dispõem mais a participar e debater de igual para igual as propostas e projetos que são colocados para a discussão.

 

JUA – O senhor será candidato a prefeito de Catalão nas próximas eleições?

O presidente da Câmara Municipal de Catalão, o vereador Caçula, MDB anunciou em entrevista exclusiva ao repórter do Jornal Últimos Acontecimentos, realizada em seu gabinete na manhã desta terça-feira, 04, a sua pré-candidatura a prefeito do município. Havia uma expectativa em torno do anúncio. Caçula disse que tomou a decisão depois de conversar com seu grupo, e segundo o presidente da Câmara, ele segue filiado ao partido (MDB).

“Como todo político, tenho vontade de crescer na vida pública. No caso, hoje, a meta é chegar ao cargo de prefeito. É um objetivo, e com a permissão de Deus e apoio do povo irei trabalhar para conquistar esse objetivo. Temos um grupo forte e comprometido, que só cresce a cada dia. Não há nada mais satisfatório do que ser parado na rua e ouvir um cidadão dizer que confia em você. Isso me motiva! Além disso, uma parte da população hoje fala no meu nome, eu tenho um grupo que me acompanha e que está trabalhando o meu nome para o cargo”.

 

JUA – Como estão as conversas para formação de alianças com outras siglas, apesar de ainda estar cedo para as coligações?

 Muitas lideranças têm me procurado. Eu fico até surpreso com tamanha confiança na minha pessoa. Sobre as alianças, estão sendo costuradas pela diretoria do nosso partido. Primeiro estamos articulando as lideranças. Reuniões e encontros estão acontecendo toda semana.

Texto / Vídeo e foto: Reginaldo Ribeiro

Compartilhe essa notícia

Comentários