Notícias

Quase 10 mil empresas foram criadas em Goiás em 2017, aponta Juceg

Quase 10 mil empresas foram criadas em Goiás em 2017, aponta Juceg

access_time 4 anos ago

Entre janeiro e junho de 2017 foram criadas 9.712 novas empresas em Goiás. O número é 4,9% maior que o mesmo período do ano passado, quando foram inscritas 9.257 empresas no Estado. As informações são da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), divulgadas nesta segunda-feira (10).

Por mês, foram criadas 1.666 novas empresas, sendo a média por dia de 54. Ao Diário de Goiás, o presidente da Juceg, Rafael Lousa, informou que do total de 500 mil empresas criadas desde o nascimento da Junta Comercial, há 117 anos, 300 mil foram abertas nos últimos dez anos.

O dado é estimulante, uma vez que houve um superávit em relação à criação e fechamento de empresas nos últimos três anos, quando o Brasil foi atingido por uma crise econômica e financeira.

“Há um volume crescente de aberturas. A gente tinha uma meta no ano passado de abrir 15 mil, e abrimos mais de 17 mil empresas. É tarefa da Junta especificamente promover o estímulo à abertura. E temos que considerar em qual ambiente isso ocorreu, em um momento de crise, em que vários estados tinham um momento negativo nessa abertura, tinha estados que chegaram a ter um déficit de 30 mil empresas”, disse Rafael Lousa.

Separando os dados por municípios, Goiânia liderou o ranking de registros de empresas, com 3.488 novas inscrições. Em segundo lugar ficou Aparecida de Goiânia, com 505. Em seguida, Anápolis, com 437 registros.

Entre os mercados mais atuantes estão a venda de roupas e acessórios no varejo, construção civil, restaurantes e similares. Em relação aos empresários, homens representam 71% dos empreendedores e as mulheres, 29%.

Por: Diário de Goiás

Compartilhe essa notícia

Comentários