Notícias
Reforma do Paço prevê quatro novas secretarias
A minirreforma administrativa da gestão do prefeito eleito Maguito Vilela (MDB), que será encaminhada à Câmara de Goiânia nesta terça-feira pelo prefeito Iris Rezende (MDB), prevê a criação de duas secretarias e o desmembramento de outras duas. Pela proposta, o novo organograma da Prefeitura de Goiânia terá a pasta de Relações Institucionais, que vai ficar responsável pela busca de recursos junto ao governo federal, entidades e bancos, e o Escritório de Prioridades Estratégicas, com atribuição de elaborar políticas públicas “de grande impacto”. O titular desta última será, entre outras atribuições, o responsável pela implantação do projeto “Cidade Inteligente” e de parcerias público-privadas. A reforma também desmembra a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia, que dará lugar a outras duas: Desenvolvimento e Economia Criativa e Inovação e Tecnologia, que vai ficar inteiramente voltada para os sistemas do Paço. Conforme já divulgado, a Secretaria de Educação também será desmembrada, abrindo espaço para a Secretaria de Esportes.
Braço executivo
O projeto prevê a criação do cargo de secretário executivo, com salário de R$ 12 mil, em todas as secretarias. Conforme o apurado, ficarão acima dos superintendentes e a ideia é deixar os secretários livres para as “discussões macro”.
Aniversário
A reabertura do Parque Mutirama coincide com o aniversário de 87 anos do prefeito Iris Rezende (MDB). Segundo Urias Júnior (Agetul), a retomada foi definida de acordo com as condições sanitárias. “Sempre preparamos para abrir, mas desde que houvesse condições”, diz.
Colado
Ronaldo Caiado (DEM), que esteve com Iris Rezende (MDB) na inauguração da Casa de Vidro, o acompanha de novo nesta terça, na liberação do tráfego no viaduto da Jamel Cecílio.
Até o fim
O governador decidiu intensificar sua presença em eventos do Paço nos últimos dias da gestão irista.
Segundo tempo
O governador confirmou em entrevista concedida a Jackson Abrão que, conforme adiantado pela coluna, pretende mudar peças de sua equipe em janeiro. De acordo com o democrata, a mexida preparará seu time para o “segundo tempo” do jogo e “vai sinalizar” quais são as prioridades das ações de governo para 2022.
Governabilidade
Ronaldo Caiado vem dizendo a auxiliares que não tem interesse em participar das articulações da eleição da mesa diretora da Câmara de Goiânia e “não vai mover um dedo para interferir na autonomia da Casa em favor de candidato A, B ou C”. No entanto, interlocutores afirmam que o governador “defende a governabilidade Goiânia”,
Vai, mas demora
O grupo dos 22 vereadores que reúne os seis integrantes da bancada do MDB e o presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota), volta a se reunir hoje. Segundo um integrante, apesar de haver coesão, o consenso só deve sair na virada do ano.