Notícias
Renato Brum é confirmado novo titular da SSP-GO
Policial militar assume o lugar de Rodney Miranda, exonerado na sexta-feira (1º) para disputar o cargo de deputado federal pelo Republicanos
Como já era esperado, o coronel Renato Brum é o novo secretário de Segurança Pública. Sua nomeação saiu no suplemento do Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (5). O policial militar assume o lugar de Rodney Miranda, exonerado na sexta-feira (1º) para disputar o cargo de deputado federal pelo Republicanos.
A informação foi adiantada pelo ex-secretário. “O novo secretário é quem me falou, hoje, no fim da tarde. Excelente escolha do governador”, disse Rodney.
Com isso, Brum deixa o cargo de comandante-geral da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), posto que vai ser ocupado pelo coronel André Henrique Avelar de Souza. A posse de Avelar deve ser realizada na noite desta quarta-feira (6), na Academia da Polícia Militar, no Setor Universitário, em Goiânia.
O DOE ainda não informa quem será o novo subcomandante-geral da PM-GO, que era ocupado por Avelar. O governador ainda exonerou Evenir da Silva Franco Júnior do posto de chefe de estado-maior estratégico. No seu lugar, assume Clives Pereira Sanches. Brum, por sua vez, para conseguir assumir a secretaria foi transferido para a reserva militar.
O nome de Brum encontra resistência por parte de policiais civis. Na semana passada, quando o nome do coronel começou a ser especulado para o posto, o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás (Sindepol) publicou nota com manifestação contrária à escolha.
Em ofício encaminhado ao governador, o Sindepol também solicitou a Caiado que reconsiderasse a decisão e que ouvisse as entidades representativas da Segurança Pública, a fim de encontrar um nome que fosse consenso.
No documento, a entidade argumenta que a nomeação de um oficial da PM poderá gerar grandes prejuízos à Polícia Civil do Estado de Goiás, tendo em vista a possibilidade de haver um desequilíbrio institucional e, consequentemente, um enfraquecimento das atribuições de polícia judiciária, especialmente no que tange às investigações envolvendo policiais militares.
Leia também:
– Cinco auxiliares deixam o governo de Goiás
– Sindepol se manifesta contra nomeação de comandante da PM para secretário de Segurança Pública
Na segunda-feira (4), ao ser questionado pelo POPULAR durante sua passagem pela 19ª edição da Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, Caiado havia dito que iria conversar com lideranças da Segurança Pública para definir o nome que substituiria Rodney. Nesta terça, porém, chegou a informação de que o martelo foi batido sobre o nome de Brum.
Rodney deixou a SSP às vésperas do prazo eleitoral para que candidatos se desincompatibilizassem de cargos públicos que estejam ocupando. Filiado ao Republicanos, ele vai ser candidato a deputado federal por Goiás.