Notícias
Saúde recomendará passaporte vacinal em eventos fechados de Goiás
Secretário de Saúde confirma que publicará nota técnica indicando o calendário completo da vacina contra a Covid-19 em shows, teatro e futebol
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) vai publicar nota técnica com recomendação para que os municípios exijam comprovantes de vacinação completa (com duas doses ou dose única) contra a Covid-19 para acesso a shows, casas noturnas, teatros, cinemas e jogos de futebol, entre outros. A informação é do titular da pasta, Ismael Alexandrino, segundo o qual o documento deve ser publicado até sexta-feira (3).
“Eventos que tiverem controle de entrada de público e sejam fechados, a tendência é a de que seja exigido (o comprovante)”, adianta o secretário. Ismael explica que a expectativa é a de alavancar a imunização no Estado. Segundo ele, mais pessoas devem procurar os postos de vacinação afim de continuar frequentando os locais e eventos que passarão a ser restritos.
Os municípios, contudo, poderão exercer a autonomia concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para decidir as normas locais. Mas, conforme Alexandrino, a nota técnica da SES-GO “baliza gestores e o Ministério Público” quanto aos protocolos sanitários. Até o momento, eventos em locais com contagem de público têm exigido a vacinação ou testes para saber se a pessoa tem Covid-19 ou não.
O surgimento da nova cepa do coronavírus (Sars-CoV-2), chamada ômicron, primeiramente identificada na África. Até esta quarta-feira (1º), havia três diagnósticos positivos para a linhagem, que preocupa os especialistas por causa do grande número de mutações em uma proteína, chamada spike, que é utilizada pelo vírus para entrar nas células humanas.
Ao POPULAR, porém, Alexandrino afirmou que “todo cuidado é pouco”, mas que não há motivo para alarde, pois os casos reportados até agora tiveram quadro clínico leve.
A exigência de vacinação completa contra o coronavírus em eventos ocorre em um momento de estagnação na cobertura vacinal em Goiás. Apenas 58% da população estão com duas doses, o que corresponde a cerca de 4.090.111 mil pessoas.
Janssen deve chegar na 1ª quinzena
A aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em pessoas que foram vacinadas com o imunizante da Janssen deve começar até o final da primeira quinzena de dezembro em Goiás. “As doses estarão liberadas para serem enviadas no próximo domingo (5)”, explica Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO).
Um total de 2,1 milhões de doses da Janssen está sob análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), em São Paulo, e serão liberadas no final deste semana. Esse procedimento é necessário porque o imunizante possui liberação apenas para uso emergencial no Brasil. “O Ministério da Saúde nos informou que até o dia 18 elas chegam em todos os estados. Aqui, assim que chegarem iremos conferir e enviar para os municípios”, diz Flúvia. Até o momento, assim que as remessas são liberadas, levam menos de uma semana para chegar em Goiás. A SES-GO ainda não sabe quantas doses serão enviadas para Goiás. A dose de reforço da Janssen deve ser feita com o uso do mesmo imunizante, entre dois e seis meses depois da aplicação. A exceção é para grávidas e puérperas, que deverão utilizar o imunizante Pfizer.