Notícias
Secretária de Assistência Social de Anhanguera fala dos desafios da profissão em tempos de pandemia
“São muitos os desafios quando a missão é assegurar a proteção social e a garantia de direitos”
O Dia do Assistente Social é celebrado anualmente em 15 de maio. Incumbidos de colaborar com a promoção do bem-estar social, estes profissionais se dedicam à luta pelos direitos humanos e por melhores condições de vida para grupos sociais vulneráveis.
Em meio à pandemia de coronavírus, a Secretaria de Assistência Social tem desempenhado papel fundamental, garantindo apoio para milhares de cidadãos em situação de vulnerabilidade. Para falar sobre as ações desenvolvidas durante este período, conversamos com a secretária de Assistência Social da Prefeitura de Anhanguera, Susana T. Franco.
A Secretaria de Assistência Social tem desenvolvido papel fundamental durante a pandemia. Como secretária, quais os principais desafios?
São muitos os desafios que se apresentam quando a missão é assegurar a proteção social e a garantia de direitos. O momento em que vivemos em decorrência desta pandemia amplia significativamente as vulnerabilidades sociais. As demandas por alimento e renda eram os maiores desafios enfrentados até agora, porém, a situação de violência doméstica contra crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com deficiência, além de outras formas de violação de direitos, vem crescendo dia a dia e se coloca como um dos maiores desafios que temos hoje.
JUA – O município tem conseguido prestar assistência a todas demandas apresentadas?
Susana: A secretaria tem atendido toda a demanda que nos tem chegado neste período de pandemia. Mantemos hoje atendimento remoto em todas as nossas unidades.
Nossas equipes atendem através de telefone e WhatsApp a toda demanda espontânea, além de manterem contato com as famílias que já vinham sendo acompanhadas, assegurando, sempre que necessário, a oferta de serviços e benefícios socioassistenciais. Temos realizado atendimento presencial agendado e visitas domiciliares quando se apresentam situações mais agravadas.
JUA – Acredita que fatos como o aumento de demissões, fechamento de comércios e impedimento do trabalho de profissionais autônomos, durante a quarentena, irão gerar aumento no número de anhanguerinos que vivem em situação de vulnerabilidade?
Susana: Sim, o número de pessoas que passaram a integrar as situações de vulnerabilidade social em razão da decretação do isolamento social e fechamento do comércio cresceu significativamente.
JUA – As famílias estão sendo atendidas pela Secretaria de Assistência Social e com qual tipo de ajuda?
Susana: É preciso separar o atendimento emergencial daquele que já era prestado pela Secretaria. Desde o início da nossa gestão, dentro do possível estamos atendendo com; (Cestas Básicas, entre outros), além de cadastramentos e atualizações cadastrais no CADÚNICO para o Programa Bolsa Família e Benefício Prestação Continuada.
JUA – A Secretaria de Assistência Social intensificou o atendimento à população durante a quarentena. Como funciona esse trabalho? O que mudou?
Susana: Sim, intensificamos na medida das demandas que recebemos. Inicialmente foram muitas as solicitações de orientação para o Auxílio Emergencial do Governo Federal. Também a demanda por alimentos se intensificou muito. Disponibilizamos de segunda a quinta-feira Psicóloga das 08:00 às 11:00 e das 13:00 as 16:00hs e Assistente Social de terça-feira à sexta-feira das 08:00 às 11:00 e das 13:00 as 16:00hs, para garantir esse atendimento.
JUA – Qual a importância do trabalho dos assistentes sociais, principalmente em momentos de crise?
Susana: O trabalho da Assistência Social é caracterizado como atividade essencial e busca garantir a sobrevivência da população em situação de vulnerabilidade e risco social. Num momento de grave crise como o que atravessamos, são os assistentes sociais que asseguram o espaço de escuta e busca de superação das diferentes formas de violação de direitos a que esta população está submetida.
JUA – Como você avalia o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social neste momento de crise?
Susana: Avalio que estamos atuando fortemente no sentido de cumprir nosso papel protetivo.
Quais foram as principais conquistas da Assistência Social desde o início desta gestão?
Estamos reorganizando a estrutura administrativa da Secretaria, em cumprimento a Lei 13.019/14, para estabelecimento de parcerias com as Organizações da Sociedade Civil; a implantação de uma política municipal de atendimento à população; a implantação de Comissão para Erradicação do Trabalho Infantil; abrindo o diálogo de reivindicações de moradores com o prefeito – Marcelo Paiva; o fortalecimento da Coordenadoria de Políticas para Mulheres; a organização do atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Criação e implantação do Cartão Cidadão Anhanguera. Foram algumas das conquistas efetivadas e em andamento até o presente momento.