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Secretária de Assistência Social de Anhanguera fala dos desafios da profissão em tempos de pandemia

Secretária de Assistência Social de Anhanguera fala dos desafios da profissão em tempos de pandemia

access_time 3 anos ago

“São muitos os desafios quando a missão é assegurar a proteção social e a garantia de direitos”

O Dia do Assistente Social é celebrado anualmente em 15 de maio. Incumbidos de colaborar com a promoção do bem-estar social, estes profissionais se dedicam à luta pelos direitos humanos e por melhores condições de vida para grupos sociais vulneráveis.

Em meio à pandemia de coronavírus, a Secretaria de Assistência Social tem desempenhado papel fundamental, garantindo apoio para milhares de cidadãos em situação de vulnerabilidade. Para falar sobre as ações desenvolvidas durante este período, conversamos com a secretária de Assistência Social da Prefeitura de Anhanguera, Susana T. Franco.

A Secretaria de Assistência Social tem desenvolvido papel fundamental durante a pandemia. Como secretária, quais os principais desafios?

São muitos os desafios que se apresentam quando a missão é assegurar a proteção social e a garantia de direitos. O momento em que vivemos em decorrência desta pandemia amplia significativamente as vulnerabilidades sociais. As demandas por alimento e renda eram os maiores desafios enfrentados até agora, porém, a situação de violência doméstica contra crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com deficiência, além de outras formas de violação de direitos, vem crescendo dia a dia e se coloca como um dos maiores desafios que temos hoje.

 

JUA – O município tem conseguido prestar assistência a todas demandas apresentadas?

Susana: A secretaria tem atendido toda a demanda que nos tem chegado neste período de pandemia. Mantemos hoje atendimento remoto em todas as nossas unidades.

Nossas equipes atendem através de telefone e WhatsApp a toda demanda espontânea, além de manterem contato com as famílias que já vinham sendo acompanhadas, assegurando, sempre que necessário, a oferta de serviços e benefícios socioassistenciais. Temos realizado atendimento presencial agendado e visitas domiciliares quando se apresentam situações mais agravadas.

JUA – Acredita que fatos como o aumento de demissões, fechamento de comércios e impedimento do trabalho de profissionais autônomos, durante a quarentena, irão gerar aumento no número de anhanguerinos que vivem em situação de vulnerabilidade?

Susana: Sim, o número de pessoas que passaram a integrar as situações de vulnerabilidade social em razão da decretação do isolamento social e fechamento do comércio cresceu significativamente.

JUA – As famílias estão sendo atendidas pela Secretaria de Assistência Social e com qual tipo de ajuda?

Susana: É preciso separar o atendimento emergencial daquele que já era prestado pela Secretaria. Desde o início da nossa gestão, dentro do possível estamos atendendo com; (Cestas Básicas, entre outros), além de cadastramentos e atualizações cadastrais no CADÚNICO para o Programa Bolsa Família e Benefício Prestação Continuada.

JUA – A Secretaria de Assistência Social intensificou o atendimento à população durante a quarentena. Como funciona esse trabalho? O que mudou?

Susana: Sim, intensificamos na medida das demandas que recebemos. Inicialmente foram muitas as solicitações de orientação para o Auxílio Emergencial do Governo Federal. Também a demanda por alimentos se intensificou muito. Disponibilizamos de segunda a quinta-feira Psicóloga das 08:00 às 11:00 e das 13:00 as 16:00hs e Assistente Social de terça-feira à sexta-feira das 08:00 às 11:00 e das 13:00 as 16:00hs, para garantir esse atendimento.

JUA – Qual a importância do trabalho dos assistentes sociais, principalmente em momentos de crise?

Susana: O trabalho da Assistência Social é caracterizado como atividade essencial e busca garantir a sobrevivência da população em situação de vulnerabilidade e risco social. Num momento de grave crise como o que atravessamos, são os assistentes sociais que asseguram o espaço de escuta e busca de superação das diferentes formas de violação de direitos a que esta população está submetida.

JUA – Como você avalia o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social neste momento de crise?

Susana: Avalio que estamos atuando fortemente no sentido de cumprir nosso papel protetivo.

Quais foram as principais conquistas da Assistência Social desde o início desta gestão?

Estamos reorganizando a estrutura administrativa da Secretaria, em cumprimento a Lei 13.019/14, para estabelecimento de parcerias com as Organizações da Sociedade Civil; a implantação de uma política municipal de atendimento à população;  a implantação de Comissão para Erradicação do Trabalho Infantil; abrindo o diálogo de reivindicações de moradores com o prefeito – Marcelo Paiva; o fortalecimento da Coordenadoria de Políticas para Mulheres; a organização do atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Criação e implantação do Cartão Cidadão Anhanguera.  Foram algumas das conquistas efetivadas e em andamento até o presente momento.

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