Notícias
Sindicato Rural de Catalão abre oportunidades diversas para o mercado de trabalho
Na última sexta – feira, dia 24, o Sindicato Rural de Catalão encerrou mais um curso oferecido pela Entidade: o de Produção Artesanal de Doces. São treinamentos em várias áreas de atuação com o intuito de levar ou aprimorar conhecimento, qualificar mão de obra e fomentar a quem precisa entrar ou retornar ao mercado de trabalho. A intenção também é dar chance de diversificação de atuação, como é o de produção de doces, artesanatos, como biojóia e pintura.
São mais de 100 tipos de cursos oferecidos com o Senar, sejam nas comunidades rurais ou na cidade, de acordo com a demanda. E eles acontecem de acordo com as solicitações às nossas mobilizadoras: Christiane Frezza e Marcela Carolina. São cursos oferecidos e realizados com um grupo de média de 12 pessoas, para que o atendimento seja bem personalizado. Lembrando que todos têm a parte teórica e outra prática. Na sexta-feira, aconteciam três cursos simultaneamente. Dois eles foram no Sindicato. A novidade do ano, que é o Curso de Licenciamento Ambiental. Uma turma foi formada em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente completou o primeiro módulo, realizado nas dependências da Semmac. No Parque de Exposições, onde está o Sindicato Rural, aconteceu a finalização de dois cursos: o de gerenciamento rural, que teve participação com o grupo Mulheres do Agro e o de Produção de Doces, com a ONG Mulher Viva.
O resultado de todos eles foi mais que positivo: “É muito gratificante vermos que estamos dando oportunidades para que as pessoas melhorem ou entrem no mercado de trabalho. E nosso nicho não é somente o meio rural, temos na área social também, por exemplo”, diz o presidente, Renato Ribeiro, presidente do Sindicato Rural de Catalão, que participou do encerramento do curso de doces. Só no mês de janeiro, os cursos realizados atingiram diretamente mais de 100 pessoas. “Depois da Pandemia, fomos o Sindicato que mais cresceu com relação à realização de cursos”.
Do Curso de Doces, a dona Maria Imaculada estava toda satisfeita e feliz. Ressaltou que além de aumentar o círculo de amizades, ela que já faz doces há mais de 9 anos, aprendeu alguns tipos que nunca havia nem tentado. “Ah! Foi uma grande chance se eu voltar para esse ramo de negócios”. Todos os cursos são realizados também com o Senar, que oferecem os técnicos, professores. E no encerramento do curso de processamento artesanal de doces, o presidente, Renato Ribeiro e a equipe de comercial, que já trabalha na ExpoCatalão participaram.
Experimentaram da degustação. “Que delicia de doce. Dá vontade levar todos para casa”, brincou um deles. As mulheres que participaram do curso participarão de uma feira que acontecerá no estacionamento do supermercado Bretas (na avenida Raulina Paschoal) entre os dias 2 e 5 de março, em comemoração ao Dia da Mulher.
Na segunda-feira, dia 27, começará o curso de biojóias ministrado para as mulheres da Comunidade de Pedra Branca. Elas já tiveram esse curso, incrementaram o formato de empreendedorismo em conhecimento para melhorar a qualidade, tiveram consultoria do Sebrae, montaram uma Associação das mulheres de Pedra Branca, hoje têm um perfil do Instagram para comercializar suas peças pelo Brasil e já até participaram de uma feira realizada em Belo Horizonte.
Nesse segundo curso, aprenderão a fazer peças mais elaboradas, tudo com visão para incrementar as rendas familiares. É como passassem para uma segunda etapa. Elas participam mensalmente de uma feira que acontece na própria comunidade que reúne gente de várias partes. Todos que comercializam alguma coisa, seja ela de setor alimentício, artesanato, bebidas são comercializados. Tudo começa às 17h com a missa que é centenária e depois todos se reúnem na feirinha.