Notícias

Sindicato Rural de Catalão e Senar iniciam assistência técnica gratuita a produtores

Sindicato Rural de Catalão e Senar iniciam assistência técnica gratuita a produtores

access_time 2 anos ago

Na foto: A mobilizadora Christiane Frezza conversa com o técnico responsável pelo programa de Apicultura.

O Sindicato Rural de Catalão e o Senar- GO já deram início ao Senar+, em Catalão e região. O programa atende gratuitamente a produtores de várias cadeias produtivas, com visitas periódicas para assistência técnica e gerencial. O programa já está em andamento para Apicultura e com últimos detalhes para o início em Olericultura. Ambos ainda têm inscrições abertas. Uma terceira cadeia produtiva, a de pecuária leiteira deve ser iniciada assim que a mobilização for finalizada.

O projeto de Apicultura já atende a 20 produtores, mas sua capacidade é de 30. “Ainda temos vagas e ainda há tempo, mesmo sabendo que já estou em campo”, disse o Técnico responsável pelo projeto, Djalma Aguilar. Para a olericultura, a turma também está praticamente fechada, porém também, ainda há vagas.

O programa Senar+ é gratuito a todos os participantes. “O produtor que participar tem assistência técnica e gerencial de sua propriedade, com presença de um técnico uma vez por mês”, disse Gabriel Hudson. Ambos têm como objetivo fomentar o aumento de produção, dar
condição da permanência do homem do campo em suas atividades e ainda colaborar no gerenciamento da propriedade, incrementando sua renda.

“Nós demos início ao projeto de Apicultura em campo, ainda em junho. Mas o produtor que se interessar, ainda temos algumas vagas. Basta entrar em contato com o Sindicato Rural de Catalão ou com a mobilizadora Christiane Frezza (responsável, pelo número 98167 6580). As vagas são limitadas”, disse Djalma, completando que no caso da Apicultura, a importância é manter a cadeia produtiva da abelha, fomentando uma melhor produção de derivados do mel e ainda a preservação de abelhas, consideradas por ele, fator fundamental para polinização. As abelhas corresponde a 80% da polinização dos vegetais, minimizando assim a degradação, favorecendo a produção integrada na agropecuária. “Essa é uma atividade que vem crescendo muito por dois fatores: o primeiro pelo meio ambiente por conta da polinização. Então, com o aumento da polinização há um aumento de vegetação. Outro fator importante que é levado em conta da importância da Apicultura, é a procura das pessoas por uma vida mais saudável, visto que o mel é um alimento que traz muitos benefícios à saúde”, completou ele. A atividade desenvolvida com apicultores na região, pelo Sindicato Rural de Catalão e Senar, iniciou em 2020, no município de Davinópolis com a mobilização e identificação de interessados e com potencial. “Aos poucos mais apicultores da região foram se sensibilizando e se juntando ao grupo para o acompanhamento técnico”, ressalta Christiane Frezza.

O programa Senar+ de olericultura, que também será desenvolvido em parceria do Sindicato Rural de Catalão e Senar GO, engloba a produção de legumes, vegetais e hortaliças. O produtor que aderir ao programa, seja ele em qualquer cadeia produtiva, terá também assistência gerencial de sua propriedade. “O produtor ao final de cada ciclo saberá qual foi seu custo de produção e qual o retorno que ele está tendo”, ressaltou Gabriel. “O trabalho de mobilização de produtores de olericultura já começou. Na semana que vem, deve ser iniciado o trabalho de campo, que é a assistência técnica e gerencial. Ainda temos poucas vagas abertas”, disse Jaqueline Duarte, mobilizadora desse programa. As inscrições e mais informações em relação ao programa de Olericultura podem ser feitas no Sindicato Rural de Catalão (3441 2479) ou com Jaqueline pelo número 99961 7802.

Fonte: Ascom / Sindicato Rural de Catalão

Compartilhe essa notícia

Comentários