Notícias
Três Ranchos: Após catástrofe causada por desastre natural é decretada situação de emergência
Desde as primeiras horas, desta segunda-feira (14), prefeito, vice-prefeito, secretários e equipes da defesa civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros, entre outros envolvidos, realizaram diversas reuniões para tomadas de decisões, diante da grave situação, e um decreto foi publicado
A cidade de Três Ranchos vivia um feriado comum, até que, por volta das 13:45h, do último sábado (12), uma grande tempestade, com ventos que atingiram de 78 a 90 km/h, causou momentos de grande apreensão em todos que presenciaram o feroz fenômeno da natureza e que deixou rastros de devastação por várias áreas nas cidades. Entre os pontos atingidos estão: prédios públicos, comércios e também residências.
Diante do cenário desolador deixado, os gestores do município, Prefeito Hugo Deleon(UB) e vice-prefeito Haroldo Calaça(UB), junto a sua equipe de secretários e diretores formaram uma força tarefa com diversas frentes que inspecionaram as áreas e fizeram o levantamento das primeiras medidas a serem tomadas.
“Nossa preocupação maior, no primeiro momento, foi saber se, nossa população e os visitantes estavam bem, se não havia vítimas, pois, a cidade estava cheia de turistas e atividades. E graças a Deus, ele guardou a todos. Era para termos realizado a festa das crianças e a reinauguração da nossa quadra poliesportiva, E os dois pontos onde seriam realizados os eventos, foram afetados, mas tudo sobre os planos dele, assim adiamos os dois eventos para mais próximo do aniversário de emancipação da nossa cidade, que acontece no dia 19”, ressaltou o prefeito Hugo Delon.
O vice-prefeito Haroldinho Calaça acompanhou de perto, todo o ocorrido, destacou: “Estava um dia lindo e de repente tudo mudou, de uma forma abrupta, a chuva, mas principalmente, o vento, fez todo esse inimaginável estrago, que graças a Deus, só gerou damos materiais! Pois se a quadra tivesse sido inaugurada, com certeza estaria cheia de crianças e jovens e, igualmente a nossa praça, se fosse a festa do dia das crianças!”.
Frentes de trabalho
Foi questão de minutos para que ações fossem tomadas pela gestão do município. Sob a solicitação do prefeito trirranchense, o gestor da vizinha cidade de Ouvidor, que fica situada a 17km do município afetado, enviou equipes e equipamentos para o apoio aos trabalhos, como na desobstrução das ruas que foram tomadas por árvores e entulhos durante o desastre.
“Somos irmãs! Temos profundo carinho por Três Ranchos e nada mais justo que darmos as mãos nesse momento. Foi algo preocupante, mas tenho certeza que o Hugo e o Haroldinho junto a toda população de Três Ranchos, irão superar mais esse grande desafio, com o trabalho e o amor que gerem essa cidade!”, colocou o prefeito Cebio Nascimento – Cebinha.
De acordo com Deleon, além dos servidores, muitos voluntários se apresentaram aos trabalhos:
“A população de Três Ranchos é muito unida! Assim que foram tomando conhecimento, nossa cidade se tornou um grande campo de trabalho, com pessoas recolhendo os entulhos, cortando os restos de árvores, ajudando as famílias que foram atingidas, foi emocionante!”.
Prédios destruídos
Entre os diversos prédios públicos atingidos, dois tiveram toda a estrutura comprometida: Escola Municipal “Santa Rita de Cassia” e o Complexo Esportivo “Miguel Pereira Coutinho” que havia passado por uma reconstrução recentemente e estava previsto para ser inaugurado dias antes do ocorrido, sendo adiado dias antes, devido ao feriado prolongado na região.
“O complexo dispensa comentários, pois as imagens demonstram que tudo ali foi devastado, restando algumas paredes que estão comprometidas e que também, por segurança, serão demolidas. O mesmo aconteceu com a Escola Santa Rita de Cassia que já foi interditada pela defesa civil e Corpo de Bombeiros”, lamentou o vice-prefeito Haroldinho.
A secretária de Educação, Andreia Carrijo junto a gestão e sua equipe tem buscado meio de solucionar para que as aulas sejam retomadas, uma vez que a sede da instituição atendia 10 turmas, divididas entre os dois turnos: matutino e vespertino.
“Ficamos sem teto, e, perdemos um pouco do chão, em pensar o que fazer. Pois temos que tomar medidas urgentes e não é uma coisa simples de se resolver. Mas temos recebido o apoio de todos: nossos gestores, nossa equipe e de toda a população. Hoje estivemos na Colégio Estadual “Maria Elias de Melo”, falando com a diretora que disponibilizou salas e estaremos estudando, como solução paliativa, migramos para lá. Deus irá nos ajudar e faremos nossa parte para que tudo se resolva da melhor forma!”.
E na manhã desta quarta-feira (16), o prefeito Hugo Deleon, em conversa com a secretária estadual de Educação, professora Fátima Gavioli, disse estar animado, pois a mesma pretende ajuda cedendo todas as salas necessárias para que as aulas do município continuem.
Medidas Emergenciais
A gestão municipal começou no dia seguinte, ao ocorrido, através de recurso do município e doação de voluntários, onde o prefeito e vice-prefeito, secretários, diretores também participaram da ação de aquisição entrega de telhas e outros materiais.
Os trabalhos acontecem sob a supervisão do secretário de Transportes, João Paulo Costa, que ressaltou:
“São inúmeras famílias afetas! Não temos um levantamento total ainda, mas a todo momento vem pessoas nos pedir socorro. Estamos com uma equipe designada apenas para esse serviço, pois temos que tentar ajudar o mais rápido possível, porque estamos em período chuvoso e o maior problema foi destelhamento. Os muros, outras situações, exigem uma urgência menor. Por isso estamos trabalhando nisso e pedindo que quem possa doar material, telhas e também mão-de-obra que nos ajudem, que ajudem a nossa cidade!”.
Famílias Assistidas
Além do trabalho de infraestrutura, outro fator que foi atentado pela gestão foi quanto as famílias atingidas, sendo que estas tiveram partes das casas e itens de primeira necessidade, como alimentos, perdidos com o a tempestade.
Com essa demanda, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Alexandra Custódio, iniciou imediatamente uma frente de trabalho com sua equipe para os atendimentos emergenciais, como fornecimento de alimentos e suprimentos básicos. Sobre esses trabalhos ela informou:
“Nossa primeira preocupação foi com as famílias que tiveram suas casas afetadas. Muitas tiveram grandes danos na estrutura de suas moradias, gerando, além do prejuízo material, danos emocionais. Ninguém está preparado para ver a casa ou parte dela destruída, em minutos. E fizemos e estamos continuando visitando e dando todo suporte possível. Cuidando dessa primeira atenção junto a todos os trabalhos que vem sendo realizado para amparar essas famílias!”.
União de forças
Muitas foram as manifestações e ações por parte de lideranças e autoridades municipais, regionais e estaduais. O prefeito Hugo fez questão de enaltecer em suas redes a atenção e apoio recebido, logo após o ocorrido:
“Estamos em “Situação de Emergência Nível 2”, em Três Ranchos! Queremos agradecer o atendimento e apoio até agora: Primeiro e sempre a Deus, por não termos nenhuma vítima; aos Bombeiros; Polícia Militar; Equatorial; ao governador do Estado – Ronaldo Caiado, também agradecendo seus assessores Alex e o nosso amigo Luiz Sampaio; senadores: Wilder Morais e Jorge Kajuru; deputados Federais: Flávia Morais, José Nelto e Glaustim da Focus; deputados Estaduais: Jamil Calife e Henrique Cesar; prefeitos: Cebinha(Ouvidor) e Adib Elias(Catalão); a nossa Câmara Municipal; aos nossos servidores públicos e todos os voluntários. Agora é hora de recuperarmos dos estragos, precisamos de toda ajuda possível, quem puder vir ajudar, seremos eternamente gratos!”.
Emergência Decretada
O prefeito Hugo Deleon baixou o decreto de número 431/2024, onde declara-se situação de emergência, no âmbito do município de Três Ranchos, devido ao desastre decorrente ao vendaval, ocorrido, no último dia 12.
“Considerando os impactos causados com esse desastre, declaramos situação de emergência, com grau médio, classificado como grau 2, para que assim, possamos buscar assistência e socorros aos afetados e um aporte para que possamos reconstruir nossos prédios, como a escola, o complexo e a nossa sede a estação que hoje abriga o CRAS. O município não tem como arcar com tudo isso e precisamos de toda ajuda. E esperamos que esse decreto que aponta a real situação, possa nos ajudar nesse processo de reconstrução da nossa cidade. Pois sendo ou não afetados, diretamente, como dezenas de famílias foram, indiretamente, todos nós que temos essa cidade como nossa casa, que temos nossos filhos estudando na escola, ou que é atendido pelo CRAS, que escolhe aqui como seu lugar de descanso ou lazer, foi afetado! E nós, todos juntos, vamos reconstruir, cada pedacinho afetado, porque temos Deus e milhares de pessoas e autoridades dispostas ajudar!”, enfatizou o prefeito emocionado.
Veja na integra o decreto publicado:
COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL (COMPEDC)
O Prefeito Hugo Deleon de Carvalho Costa por meio do uso das atribuições que lhe são conferidas, pela legislação, e lei municipal nº 1.212/2023 e decreto municipal nº 726 de 29 de agosto de 2023, nomeia a Coordenaria Municipal de Proteção e Defesa Civil. A mesma é formada pelos seguintes cargos: Coordenador – Agnaldo de Oliveira Miguel, Secretária – Clícia Lilian dos Santos Feitosa, Setor Técnico – Regina Felix Monteiro e Setor Operativo – Rolvander Pereira.
De acordo com a portaria, durante os trabalhos e atividades a serem executadas, a COMPEDC poderá solicitar apoio da polícia militar, corpo de bombeiros e quaisquer outros órgãos sempre que entender necessário, entre diversas providencias, como o contato com órgãos estaduais e nacionais.
“Logo após assinado a portaria pelo prefeito Hugo Deleon, e como coordenador dessa equipe, solicitamos o cadastro do município junto ao Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres (S2ID), já liberado o acesso ao S2ID, estamos municiando as informações sobre essa catástrofe, como a destruição total do ginásio de esportes e de nossa escola municipal que deve ser demolida, e o município não possui condições de construir novas edificações. E nosso objetivo principal, através desse trabalho é buscar recursos para viabilizar essas obras que são de grande relevância para o município!”, ressaltou o coordenador Agnaldo Miguel.
Doações oficiais
Uma lei foi criada pela Prefeitura Municipal, através de seu representante, o prefeito Hugo Deleon de Carvalho Costa, a de n° 1.238, de 15 de outubro de 2025, que autoriza o município receber doações.
A mesma foi colocada dm votação, na última sessão ordinária e aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores de Vereadores.
A partir de então, quem desejar fazer doações para ajudar na reconstrução da cidade poderá ajudar através dos canais oficiais, onde será prestado conta de todo valor arrecadado.
Veja como doar:
Transferência Bancária:
Banco do Brasil 001
Ag: 4013-4
C/C:10250-4
CNPJ: 01.304.286/0001-61
Doações também poderão ser feitas pela Chave pix:
fazenda@tresranchos.go.gov.br