Notícias

Uso de ureia como fonte de nitrogênio traz vantagens ao produtor rural

Uso de ureia como fonte de nitrogênio traz vantagens ao produtor rural

access_time 4 anos ago

Por Flávio Bonini*

 

O uso de fertilizantes nitrogenados é fundamental para o desenvolvimento de plantações saudáveis e de alta produtividade em diferentes culturas. O nitrogênio é o nutriente mais exigido pelas plantas e, apesar de estar presente na atmosfera em seu formato molecular, a maior parte dos organismos vivos não consegue fixá-lo. Por isso, outras fontes são utilizadas para sua aplicação na agricultura.

 

Segundo o Ministério da Economia, em 2018, o Brasil importou 9,2 milhões de toneladas fertilizantes nitrogenados. Desse volume, o nutriente em formato de ureia representou 62% das importações, superando as opções de sulfato de amônio, 26%, e nitrato de amônio, 12%.

 

A procura por ureia como fonte de nitrogênio por parte do produtor rural é comum pela alta concentração do nutriente, melhores condições de manuseio e maior disponibilidade no mercado. Por outro lado, a utilização da ureia convencional pode gerar perdas na lavoura por conta da volatilização de gás amônia, dependendo das condições e do local de aplicação, que fazem com que as plantas não absorvam o nitrogênio.

 

Entre as opções mais modernas para suprir essa demanda por aplicação eficiente de nitrogênio, está a linha Excellen, da Mosaic Fertilizantes, produto altamente concentrado e estabilizado com inibidor de urease, que reduz perdas por volatilização. Outras vantagens que podem ser observadas são a redução de custos com armazenagem, melhora no manejo operacional e diminuição do potencial de queima de folhas.  O produto é ideal para os mercados de cana-de-açúcar, café, citrus, entre outros. Sua fórmula com ureia estabilizada, aumenta a eficiência do uso de nitrogênio, além de facilitar operações e gerar maior versatilidade e segurança no manejo dos produtos.

 

Vantagens da Linha Excellen

·         Menor perda de nitrogênio por volatilização.

·         Ganhos com espaços para armazenagem e amplia a janela entre o recebimento e uso do produto.

·         Otimiza tempo de regulagens, abastecimento, aplicação e limpeza de equipamentos.

·         Melhora o manejo dos fertilizantes e reduz perdas de produto durante o manuseio.

·         Diminui o potencial de queima de folhas das lavouras nas aplicações realizadas a lanço.

 

Aplicação inteligente

Além de buscar produtos que ofereçam tecnologia de ponta, com aditivos capazes de minimizar os danos e o impacto na rentabilidade, é importante que o agricultor também esteja familiarizado com o conceito dos 4Cs do manejo: aplicação da fonte certa, na dose certa, na época certa, e no lugar certo.

 

Para auxiliar o produtor na tomada de decisão sobre a adubação, a Mosaic Fertilizantes conta o aplicativo “Nutrição de Safras” (https://www.nutricaodesafras.com.br/), desenvolvido para facilitar as análises de solo feitas por agricultores e profissionais agrônomos.

 

Disponível gratuitamente em versões web, IOS e Android, a plataforma faz recomendação dos nutrientes necessários e, com base nesse dado, os fertilizantes que devem ser utilizados para garantir lavouras mais eficientes, produtivas e sustentáveis.


*Flávio Bonini é engenheiro agrônomo e gerente de serviços técnicos da Mosaic Fertilizantes.


Sobre Mosaic Fertilizantes

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo. Para mais informações, visite www.mosaicco.com.br. Siga-nos no FacebookInstagram e LinkedIn.

Compartilhe essa notícia

Comentários