Notícias
Vanderlan Cardoso é cotado para presidir Comissão de Assuntos Econômicos, no Senado
CAE é considerada a segunda mais importante comissão da Casa
Por: Marcos Aurélio Silva
Considerada a segunda comissão mais relevante do Senado — atrás da CCJ — a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) poderá ser presidida pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD). O partido articula para que o goiano assuma a posição estratégica, e as definições devem ocorrer já na próxima semana.
Para preencher as cadeiras nas comissões, os partidos e blocos devem obedecer a regras de proporcionalidade partidária. Os maiores grupos políticos representados no Senado recebem mais assentos, mas é possível a cessão de vagas de um partido ou bloco para outro, de modo a assegurar a representação plural nos colegiados.
A maior bancada no Senado atualmente é a do PSD, com 15 integrantes. O novo líder do grupo, senador Otto Alencar (PSD-BA), adiantou que apoiará o nome do colega Vanderlan Cardoso para a presidência do CAE no biênio 2023-2024. O parlamentar baiano destacou a missão de conduzir seu partido “para ajudar na construção das matérias pautadas nas votações”.
Se confirmando para o posto de comando da CAE, Vanderlan estará no maior cargo para um goiano no Senado desde que Demóstenes Torres presidiu a CCJ, em 2009.
Importância do CAE
A CAE tem 27 titulares e 27 suplentes em sua composição. Responsável por deliberar os projetos de lei que tratam de assuntos relacionados à economia, ela fiscaliza, discute e vota assuntos relacionados às questões econômicas do país, além de escolher as autoridades diretoras de instituições econômicas, como o Banco Central.