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Waldir e Thiago: os mais influentes
Deputados federais com perfis diferentes ocupam os primeiros lugares entre os goianos
Por: Helton Lenine / DM
Os deputados federais com perfis diferentes ocupam os dois primeiros lugares no ranking dos parlamentares goianos mais influentes nas redes sociais. Levantamento da empresa Eureka Comunicação, entre os dias 27 de abril e 27 de maio (no Twitter e Facebook), mostra o deputado Delegado Waldir (PR) como o mais influente. Candidato a prefeito de Goiânia no ano passado, Waldir tem como carro-chefe nas redes o tema da violência. Ele tem o hábito de postar cenas de crimes e de violência, sempre defendendo punição mais dura para os criminosos.
Na segunda posição, com 21 de Influência, está o deputado Thiago Peixoto (PSD). Neste ano, Thiago mudou o estilo de atuação e passou a contemplar temais mais variados, como cultura, música, artes e esporte. Presidente da Comissão de Cultura da Câmara, Thiago tem facilidade para sair da agenda política tradicional. O parlamentar também costuma comentar temas que estão em debate nacional.
Marcos Abrão (PPS) e Alexandre Baldy (PTN) aparecem na sequência. Os dois têm áreas mais bem definidas de atuação. Abrão reforça a moradia, já que foi presidente da Agehab e ainda carrega a fama do cargo. Baldy é visto como o homem do setor empresarial. O deputado, que também já foi secretário estadual, gosta de mostrar a família e os amigos famosos, como cantores e personalidades do esporte.
O último colocado é Jovair Arantes (PTB). O deputado Daniel Vilela, pré-candidato ao governo do Estado, está longe das primeiras colocações. Após ver seu nome ser citado na delação da Odebrecht, Daniel ficou quase duas semanas sem atuar nas redes sociais.
O quesito influência leva em conta três fatores: Interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, retweets), Alcance (número de seguidores e fãs divididos pelo número de interações e engajamento durante o período analisado) e Engajamento (regularidade das postagens dividida pelo número de interações durante o período analisado).
Nos casos de notas iguais no item (Influência), os critérios de desempate foram os seguintes: 1 — Maior nota no item Alcance; 2 — Maior nota no item Interações; 3 — Maior nota no item Engajamento. O resultado (Influência) é a soma dos três itens. As ferramentas utilizadas para a gestão de dados foram o Scup, o Tweet Rank e o Socialbakers Analytics.
O ranqueamento leva em consideração a proporcionalidade entre interações, alcance e engajamento, e o número de seguidores do Twitter e Facebook de perfis oficiais de políticos do Estado de Goiás. As notas de cada critério vão de 1 a 11, sendo 1 para o menor desempenho e 11 para o máximo. Nos casos de parlamentares que não mantêm conta no Twitter ou que não tiveram atualizações no ano de 2017, foram consideradas apenas as notas auditadas no Facebook.