Notícias

Sindicato Rural de Catalão promove Etapa de Formação do Agrinho

Sindicato Rural de Catalão promove Etapa de Formação do Agrinho

access_time 2 anos ago

Participaram da reunião cerca de 46 agentes de Educação de 18 Instituições Educacionais da rede municipal de ensino

Sindicato Rural de Catalão promove Etapa de Formação do Agrinho

programa Agrinho, realizado pelo Sistema Faeg/Senar em parceria com Sindicatos Rurais é desenvolvido junto às redes de ensino pública e privada, está em pleno desenvolvimento em Catalão (onde tem total apoio do Sindicato Rural), onde já aconteceu, durante esta semana, a segunda etapa do programa: uma reunião de suporte técnico-pedagógico, reunindo  46 participantes, entre profissionais da educação e convidados com interesse em conhecer o cronograma do Agrinho. A Secretaria de Educação mobilizou 18 instituições educacionais que aderiram e assim, participarão do programa deste ano. Ainda esta semana, uma reunião com coordenadores aconteceu na cidade de Três Ranchos.

Com a intenção de agregar ao ensino público e privado, formação de agentes educacionais (gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores) no desenvolvimento de projetos, que a cada ano apresenta um tema. Sendo assim, no início do ano, o secretário municipal de Educação, Leonardo Santa Cecília conheceu, por meio da equipe do Sindicato, durante reunião, o tema deste ano: Acolher, Empreender e Preservar.

O Secretário Municipal de Educação, Leonardo Santa Cecília recebe equipe do Sindicato e do Sistema Faeg/Senar

Na atividade realizada durante esta semana, no Sindicato Rural de Catalão, toda a dinâmica e o programa foi apresentado em um formato bem didático.

Para a maioria dos participantes será a primeira participação no programa. Os veteranos falaram de suas experiências e trocaram impressões e tiraram dúvidas com o tutor do Senar, Nilson Pequeno, que será responsável por acompanhar as ações em Catalão e região.

Além de Catalão, os municípios de Davinópolis e Ouvidor também receberão as visitas para adesão ao programa. O período vai até setembro, mas o quanto antes as escolas garantirem sua participação, mais tempo terão para desenvolver os projetos em suas unidades.

De acordo com o presidente do Sindicato, Renato Ribeiro, sua equipe está empenhada na mobilização regional com o objetivo de garantir participação recorde na região . “Esse é um projeto muito gratificante, além de ser um incentivo à educação também conscientiza os alunos e suas famílias sobre a importância da produção rural sustentável em nossas vidas. Tudo é agro, a roça não para”, disse ele.

O Presidente do  Sindicato Rural de Catalão, Renato Ribeiro, participa da abertura dos trabalhos

O Sindicato Rural de Catalão está preparado para receber educadores para saber mais sobre o projeto. “Estamos comprometidos em aproximar as escolas estaduais e também as da rede privada ao programa Agrinho. Projeto como esse, se bem desenvolvidos, motivam os profissionais, fortalecem a escola e formam cidadãos mais conscientes. Em breve, teremos mais formações como essa”, disse Christiane Frezza, Coordenadora do Sindicato Rural de Catalão.

O anfitrião da Casa, Presidente Renato Ribeiro e sua esposa, Aléssia, recebem (da esquerda para direita):
o secretário Municipal de Educação Leonardo Santa Cecília, Marcela, Eliana, Christiane, Nilson e Luciana

QUEM PODE PARTICIPAR:

Podem participar professores, coordenadores de escolas das redes públicas e privadas, que atuam na Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Superior.

O edital já foi lançado e está disponível no site: www.sistemafaeg.com.br/senar/programas-e-servicos/agrinho. Os alunos da educação infantil até o 2º ano do ensino fundamental participam através da produção de desenhos e do 3º ao 9º ano irão redigir redações relativas ao tema proposto.

A premiação, em dezembro em Goiânia, é  atraente e desperta interesse de alunos e profissionais da educação. Os alunos concorrem à smart speakers com tela (Alexa) e as escolas concorrem a carro 0 Km, motos e laboratórios móveis de ciências.

Fonte: Ascom Sindicato Rural de Catalão

Compartilhe essa notícia

Comentários