Notícias
Gustavo Mendanha é fortíssimo cabo eleitoral em Aparecida
O que já se comentava pelos corredores da Prefeitura de Aparecida e nas rodinhas políticas da cidade foi comprovado nesta segunda-feira, 6/11, pela pesquisa Podium / Diário do Estado: o ex-prefeito Gustavo Mendanha é forte cabo eleitoral e terá influência na campanha do candidato que ele apoiar nas eleições municipais do ano que vem: imagina-se, até então, que seja a do atual prefeito Vilmar Mariano (MDB), que busca a reeleição – ainda que o clima entre ambos e seus respectivos aliados não seja o dos melhores.
No levantamento espontâneo, quando não são apresentadas aos entrevistados as cartelas com nomes dos prováveis candidatos a prefeito em 2024, Gustavo Mendanha ocupa o primeiro lugar, com 13,1% das intenções de voto, mais do que o dobro do que o percentual de Vilmar que, vale lembrar, tem a máquina pública nas mãos – o gestor aparece com 6%.
Levando-se em conta este tipo de pesquisa, onde é habitual que a maioria se declare “indecisa” ou que “não sabe em quem votar” (65,3%), os 13,1% do ex-prefeito são extremamente significativos; um índice considerado alto, na verdade.
Além disso, Gustavo não pode ser candidato a prefeito nestas eleições por ter estado à frente de duas administrações consecutivas e recentes nos períodos de 2017-2020 e 2021-2022. Ou seja, o fato de muitos eleitores desejarem vê-lo novamente à frente do Executivo local comprova que suas gestões foram bem avaliadas por este grupo e que, por tabela, poderia votar no candidato respaldado por ele, Gustavo.
Soma-se a estes fatores que atestam o prestígio atual de Mendanha junto ao eleitorado aparecidense a expressiva votação que ele teve na disputa ao Governo do Estado, em 2022. Foram 146.079 (59,56%) votos contra 63.993 (26,09%) de Caiado.
Para Vilmar Mariano, que na pesquisa estimulada fica em segundo lugar (16,2%), perdendo para Professor Alcides (29,8%), não lhe resta outra saída: Gustavo Mendanha é imprescindível para o êxito do seu projeto político.
Por: Thiago Marques