Notícias

Mesa Diretora empossa como deputado estadual o suplente Luiz Sampaio, do Solidariedade, na vaga de Cristiano Galindo

Mesa Diretora empossa como deputado estadual o suplente Luiz Sampaio, do Solidariedade, na vaga de Cristiano Galindo

access_time 2 dias ago

Na sessão ordinária desta terça-feira, 30, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), deu posse ao 3º suplente Luiz Sampaio (SD), que assume temporariamente o cargo de deputado estadual. Sampaio ocupará a vaga do titular Cristiano Galindo (SD), licenciado de suas funções.

A 1ª suplente, Delegada Fernanda (SD), vinha exercendo o mandato desde o início do afastamento de Galindo em 1º de setembro. Com o fim do período previsto para a Delegada Fernanda (que se estendeu até 30 de setembro, conforme rito definido), Luiz Sampaio passa a ocupar a cadeira até o final deste ano. Galindo se afastou por um período de 121 dias — sendo 10 dias para tratamento de saúde e 111 dias para tratar de interesses particulares.

A solenidade de posse foi marcada pela expressiva presença de lideranças políticas e autoridades. Compuseram a mesa diretiva a esposa de Sampaio, Samara Cristina; o secretário de Estado de Infraestrutura, Adib Elias; o secretário de Estado e Desenvolvimento Social, Welligton Matos; o prefeito de Catalão, Velomar Rios (MDB); o deputado federal licenciado Glaustin da Fox (Podemos). Também prestigiaram a posse prefeitos de diversos municípios, como Kleber Mara (MDB), de Caldas Novas; Marcelo Paiva (MDB), de Anhanguera; Marcos Rinco (UB), de Alto Paraíso; Geraldo Reis (MDB), de Carmo do Rio Verde; e Gilma Pereira (UB), de São Miguel do Passa Quatro.

Em seu discurso no Plenário, Luiz Sampaio agradeceu aos pares, expressou gratidão e seu entusiasmo com a nova missão. “Primeiramente, agradeço a Deus por estar aqui hoje. Para mim, é uma grande satisfação e muita alegria poder assumir esse mandato, uma responsabilidade ainda maior para poder trazer desenvolvimento, levar coisas boas para nossa região e para o estado todo. Sou muito focado em ações sociais”, afirmou.

O novo deputado, natural de Catalão, ressaltou que fará a transição do Poder Executivo – o parlamentar ocupava o cargo de assessor da Governadoria – para o Legislativo com “humildade e disposição para aprender”, prometendo concentrar sua atuação na sua cidade natal, nos municípios da região sudeste e em todo o Estado de Goiás. Ele enfatizou que levará esforços para colaborar com os municípios, reforçar a representatividade e buscar melhorias estruturais e sociais para a população.

A presença maciça de aliados e lideranças na posse, segundo Sampaio, representa a expectativa de fortalecimento do apoio institucional à sua missão parlamentar.

Congratulações de lideranças

Lideranças presentes fizeram uso da palavra para parabenizar o novo empossado. O secretário Adib Elias destacou o ganho de representatividade para Catalão. “Eu tenho certeza que você, Luiz, vai somar muito aqui nessa Casa, [por] onde eu passei por três mandatos. Agora, nossa região tem três deputados”, pontuou.

O prefeito Velomar Rios também se manifestou: “Catalão ganha muito com mais um representante. Eu me sinto honrado com essa representatividade nesse parlamento”.

Interinamente na presidência da sessão, o deputado Jamil Calife (PP) felicitou Sampaio. “Me sinto muito honrado. Você é um cara extremamente persistente, trabalhador. Eu tenho certeza juntos nós trilharemos um caminho de muito sucesso para nossa cidade de Catalão”, finalizou.

Perfil

Luiz Gustavo Rosa Sampaio (SD) foi eleito suplente em 2022, com 11.837 votos. Bacharel em direito e com especializações, ele possui um histórico de atuação como tabelião e delegado de polícia. Presidiu o Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Estado de Goiás (IRTDPJ-GO) e a Agência Goiana de Habitação (Agehab), nos quais coordenou importantes programas de moradia popular. Com forte base política na região sudeste, Sampaio assume o mandato na Alego com foco em ações sociais, na habitação e no fortalecimento dos municípios.