Notícias



NOTA DE ESCLARECIMENTO SIMECAT
O SIMECAT repudia a conduta de um funcionário da Mitsubishi durante o lançamento da Campanha Salarial 2025/2026 em frente ao portão de entrada da empresa na manhã desta terça-feira (02). O clima foi de apreensão quando ele, que trabalha na área de engenharia, entrou na fábrica, em uma camionete em alta velocidade, no momento em que os trabalhadores deixavam a assembleia que havia sido encerrada e se deslocavam para iniciar as atividades.
Durante a abertura da negociação da data-base, que contou com a presença de mais de 2 mil trabalhadores, o motorista permaneceu o tempo todo em um local inadequado, próximo a uma rotatória. Ele foi alertado diversas vezes pelo presidente do SIMECAT, Carlos Albino, para colocar o veículo no estacionamento fora da fábrica, assim como os demais motoristas e motociclistas presentes fizeram.
O funcionário negou a retirar a camionete e em vários momentos, carretas ficaram presas entre o veículo e a rotatória. Mesmo com diversas tentativas, ele permaneceu no mesmo local e respondeu aos sindicalistas com gestos obscenos. Diante do descontrole do funcionário e para garantir que os trabalhadores atravessassem o portão da empresa de forma segura, um carro foi colocado à frente da camionete, e o motorista foi alertado, que ao final da assembleia, ele entraria, mas somente quando pedestres e motociclistas passassem pelo portão. Depois, ele e demais veículos poderiam entrar.
No momento em que os portões foram abertos, o funcionário forçou a entrada, chegou a subir na calçada, e avançou com o veículo em alta velocidade. Os trabalhadores a pé e em motos tiveram que se dispersar rapidamente para não serem atingidos e várias pessoas quase foram atropeladas. Um motociclista tentou se desviar da camionete, caiu e sofreu lesão no ombro e no punho, além do prejuízo da moto.
Alguns sindicalistas abordaram o motorista, tentando contê-lo, para retirar a chave do veículo. Mesmo assim, ele continuou a praticar direção perigosa dentro do estacionamento, cantou pneus e quase bateu a camionete. Descontrolado, o funcionário deixou a área da montadora seguindo em direção à BR-050 e também, por pouco, não atingiu veículos que transitavam pela rotatória em frente à Mitsubishi.
O SIMECAT fez um ofício para a empresa solicitando a imediata apuração dos fatos e aplicação das medidas disciplinares cabíveis, a fim de resguardar a integridade dos trabalhadores e evitar a repetição de situações que possam resultar em consequências irreparáveis.
Fonte: Assessoria de Imprensa SIMECAT