Notícias
Nova Aurora: Vereadores participam de Conferência promovida pelo Conselho Municipal de Saúde
Por: Reginaldo Ribeiro
O presidente da Câmara Municipal de Nova Aurora, Jerry Faleiros dos Santos, e o vereador – Alcil Pires dos Santos participaram na sexta-feira, 17, da 7ª edição da Conferência Municipal de Saúde. Organizado pela Prefeitura, em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, o evento foi realizado na Quadra de Esportes “Cícero de Oliveira”, com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”. De acordo com o Executivo, um dos objetivos foi colher sugestões, críticas e propostas para ações efetivas no setor.
Também estiveram presentes o prefeito municipal – João Pimenta de Pádua Júnior, o vice-prefeito – Danilo Araújo Vieira, o secretário municipal de Saúde – Odilon Ferreira Borges, diretor Saúde – Filo Mariano Neto, bem como presidente do Conselho Municipal de Saúde – Pedro Tadeu de Oliveira, membros da comunidade e especialistas no tema.
O presidente da Câmara, Jerry Faleiros, acompanhado pelo colega vereador Alcil Pires representaram o Poder Legislativo na conferência. “A Conferência Municipal de Saúde é um momento importante para conhecermos quais foram as necessidades destacadas pela população e com isso colaborar para a busca da implantação dessas melhorias”, afirmou Faleiros.
“Aqui a gente consegue criar e dar propostas para o que a gente vai viver nos próximos anos. É muito importante a gente ter o poder de escolher o que vai ser feito”, destacou o presidente do Conselho Municipal de Saúde – Pedro Tadeu de Oliveira. Segundo Tadeu, a conferência é uma oportunidade de trazer as demandas da sociedade, discutir os problemas e pensar soluções. Lembrou que as propostas apresentadas em conferência também reforçaram as discussões sobre a acessibilidade no município reforçou.
De acordo com o secretário de Saúde, Odilon Ferreira Borges, a conferência tem a intenção de aproximar a população da administração para que o Plano Municipal de Saúde seja mais igualitário. “A parceria em conjunto flui muito melhor quando a gente escuta ambos os lados. A população tem a oportunidade de escutar a parte da gestão e a gestão tem a oportunidade de escutar o que a população deseja”, concluiu.
O evento é um espaço democrático de debates coletivos que objetiva ouvir os trabalhadores da área da saúde, prestadores de serviços, gestores e usuários/as do Sistema Único de Saúde (SUS) para discutir as políticas públicas já implementadas e as que se fazem necessárias, considerando a realidade local. O controle social e o intercâmbio de experiências entre os participantes, proporcionam o estabelecimento de metas e prioridades que nortearão inclusive o Plano Municipal de saúde dos próximos anos”, salientou Jordana Aguiar – palestrante.
Responsável pela abertura oficial e cerimonial da Conferência da Saúde, a assessora da administração da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Aurora – Amanda Carneiro Santos, disse, “a conferência é um evento dentro da saúde pública de grande relevância, pois é onde todos podem construir o que queremos do Sistema Único de Saúde. Todos devem participar do evento principalmente os usuários da rede, trabalhadores, gestores públicos no âmbito municipal e estadual, prestadores SUS”, por exemplo, esclareceu Amanda.
As propostas apresentadas e aprovadas na Conferência Municipal serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Saúde, juntamente com todos os demais municípios do Estado de Goiás. As proposições serão deliberadas e encaminhadas para Conferência Nacional de Saúde, instância máxima do movimento coletivo de construção do SUS.